Toda criança merece uma festa de aniversário!

toda criança merece uma festa de aniversário

O costume de celebrar a data de nascimento já está presente na nossa cultura há muito tempo. Mas, boa parte das pessoas não sabe como esse hábito surgiu e qual é a sua verdadeira importância. Pensando nisso, a seguir vamos te explicar mais sobre isso e mostrar porque toda criança merece uma festa de aniversário.

null

Como surgiu?

O termo “aniversário” veio do latim, já que “annus” significa “ano” e “vertere” é traduzido como “voltar”. Sendo assim, a palavra quer dizer “aquilo que volta todos os anos”. Com relação à celebração, o ritual de apagar as velas do bolo começou na Grécia. Os gregos acreditavam que as crianças nasciam com um gênio inspirador, que as protegiam durante toda a vida. E como forma de agradecimento, eles preparavam bolos de mel, acendiam velas e faziam pedidos que seriam levados aos deuses através das chamas.

Alguns relatos mostram que foi também na Europa onde começaram a reunir os amigos e familiares no dia do aniversário. Isso acontecia pois as pessoas achavam que nessa data, o aniversariante ficava vulnerável a espíritos e, por esse motivo, precisava estar cercado de boas vibrações. Pela mesma razão, os gregos, passaram a incluir banquetes e presentes nas celebrações. Acreditando que isso também garantiria um bom ano para o dono da festa.

null

O que as crianças pensam sobre o aniversário?

Apesar de algumas não gostarem dessa festividade, vamos te mostrar porque toda criança merece uma festa de aniversário. De acordo com a PHD, professora de psicologia e diretora do laboratório de pesquisa da criança da Universidade do Texas, Jacqueline Woollen, os pequenos associam a festa de aniversário com o crescimento. Sendo assim, a celebração é vista por eles como um ritual de passagem e uma comprovação de que estão ficando mais velhos.

Por isso, diferente do que muitos acreditam, eles não ficam decepcionados com o fato de não ter presentes, bolos e docinhos quando não podem comemorar a data. Mas sim porque acham que não estão crescendo.

null

A relação da festa com o sistema cognitivo e as emoções

Outra prova de que toda criança merece uma festa de aniversário é o estudo feito por Klavir e Leiser, em 2002. A publicação do The Journal of Genetic Psychology comprova, por meio de conversas com várias crianças de até 7 anos, que elas acham que são as festas que as tornam mais velhas e não a data em si. Ou seja, para elas, se uma pessoa fizer cinco celebrações de aniversário por ano, ela estará cinco anos mais velha após todas elas.

Essa relação existe principalmente porque nessa idade elas não percebem uma mudança física evidente, como acontece na adolescência, por exemplo. Sendo assim, a festa de aniversário se torna um marco físico e emocional.

Baixe nosso Ebook: Tudo que você precisa saber para organizar festa infantil dos seus filhos!

< Voltar